A OAB Paraná, por meio do projeto Mulheres pelas Mulheres, está recebendo doações de produtos para atender mulheres presas e seus filhos. A campanha de doação “Mulheres pelas Mulheres – Doe autoestima. Doe dignidade. Doe liberdade” está arrecadando material durante todo este mês de outubro, e conta com parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Projeto de Extensão Violência e Gênero e da Pastoral Universitária e Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR).
O objetivo é garantir produtos básicos de higiene pessoal às mulheres que se encontram privadas de suas liberdades junto a Unidades Penitenciárias Femininas de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, e também aos seus filhos nascidos dentro do sistema, que possuem até dois anos de idade. As doações podem ser feitas na recepção da sede da OAB Paraná, no prédio histórico da UFPR e no prédio do curso de Direito na PUC-PR, em Curitiba, até o dia 31 de outubro.
A campanha pede os seguintes materiais para doação: papel higiênico, absorvente íntimo, maquiagens e esmaltes, agulhas de crochê, tricô, de costura e de bordado; retalhos e tecidos, miçangas, lantejoulas, botões; fios de costura, de bordado, lãs, barbantes; cola, embalagens cartonadas, garrafas pet higienizadas; miolo do rolo de papel higiênico e de papel toalha; sapatos, roupas femininas e para crianças de até dois anos de idade; mamadeiras, chupetas e livros de literatura.
O material arrecadado será distribuído para uso pessoal e para realização de atividades com as mulheres encarceradas. “As mulheres privadas de suas liberdades vivem uma situação de abandono maior do que os homens por isso estamos realizando esta campanha e buscando parcerias para dar continuidade no auxílio para todo tipo de carência que temos encontrado nas unidades”, comentou Débora Normanton Sombrio, uma das coordenadoras auxiliares do projeto, além da advogada Renata Ceschin Melfin de Macedo, e que tem coordenação geral da advogada Priscilla Placha Sá, presidente da Comissão de Advocacia Criminal da OAB Paraná.
Projeto
O “Mulheres pelas Mulheres” surgiu na Seccional por meio das Comissões de Advocacia Criminal e de Direitos Humanos, com apoio da Comissão de Estudos Sobre a Violência de Gênero (CEVIGE), no último mês de março, com a realização de um mutirão carcerário que contou com a participação de graduandas de Direito. Desde então, já aconteceram mais dois mutirões, realizados nos últimos meses de maio e agosto, e há previsão de um próximo em novembro. O projeto também deverá se estender para todo o Paraná, para realização de um mapeamento do sistema prisional feminino, que deverá começar por Foz do Iguaçu. Além da assessoria jurídica, o projeto conta com grupos de estudos na PUC-PR e na UFPR, e parceria com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU). “É um projeto realizado por mulheres e que tem como objeto as mulheres. É uma união de forças para que se busque a igualdade de gênero. Por isso, não nos limitamos a assessoria jurídica, mas também realizamos levantamento de dados sociais visando a inclusão dessa mulher no mercado de trabalho. A realização dessa campanha de doação é um mecanismo para tentar amenizar um dos problemas que foi diagnosticado durante nossa atuação”, completou Débora Sombrio.
Os interessados podem entrar em contato com o projeto pelo e-mail: mulherespelasmulheres@gmail.com ou acessar a página na rede social do Facebook, na comunidade Mulheres pelas Mulheres (clique aqui).

